sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Múltiplo 3

Com o advento da internet no Brasil em meados dos anos 1990, os fanzines em papel foram se acabando até quase desaparecem do cenário nacional. Contudo, depois de alguns anos na berlinda, passaram a representar a criatividade plástica e a resistência cultural que não estavam sendo igualmente prestigiadas por seus sucessores eletrônicos. Estava, assim, aberta a via para o retorno dos antigos fanzines, que têm ressurgido aqui e ali, não raro no formato impresso, recuperando para as novas gerações títulos que pareciam fadados ao esquecimento.
Múltiplo, fanzine de quadrinhos editado por André Carim, de bons momentos nos anos 1990, retornou em 2016 e acaba de lançar seu terceiro número.
A edição tem 72 páginas e destaca, em entrevista exclusiva, o trabalho de Edgar Franco, quadrinhista muito conhecido no ambiente da fc&f por suas ilustrações psicodélicas de viés pós humanista, que também aparece com uma hq. Traz ainda trabalhos de Nei Rodrigues, Clodoaldo Cruz, Carlos Henry, Omar Viñole, Thina Curtis, Lafaite Nascimento, Flavio Calazans, Rafael Viana, Ed Oliver e do próprio editor. A capa traz uma ilustração de Nei Lima.
A publicação pode ser baixada gratuitamente aqui. As duas edições anteriores também estão disponíveis no blogue do fanzine, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário