terça-feira, 3 de novembro de 2015

Megalon 71

"Caros fãs do Megalon:
Depois de três anos e cinco meses chega ao final, com os links abaixo, a distribuição das edições digitalizadas do fanzine. Até onde eu sei este é o primeiro fanzine brasileiro de ficção científica e horror que teve todas as suas edições impressas digitalizadas, e ainda com materiais inéditos que originalmente não foram publicados nas edições. Espero que esta iniciativa possa incentivar outros editores dos gêneros a também digitalizarem e distribuírem os seus fanzines, contribuindo para preservar a história da fc&f brasileira, bem como para divulgá-los para um novo público que não teve a chance de conhecê-los quando foi primeiramente e publicado.
Grato aos que me apoiaram na iniciativa, espero que todos tenham desfrutado das edições e divulguem por aí!"

Com esta mensagem, o editor Marcello Simão Branco, anunciou a disponibilização do número 71 do histórico fanzine de ficção científica e horror Megalon, publicado originalmente em maio de 2004. Esta derradeira edição de 32 páginas homenageou o então recentemente falecido escritor e editor Fausto Cunha – um dos mais importantes nomes na história do gênero no país – com artigos e depoimentos de diversos pesquisadores da fc brasileira. Traz também ficções de Simone Saueressig, E. R. Correa e Miguel Carqueija, artigo de Fábio Fernandes sobre o cyberpunk brasileiro, e as últimas informações das colunas fixas "Diário do fandom", Publicações recebidas", "Terras alternativas" e "Arte fantástica brasileira". A capa é assinada pelo ilustrador norte americano Steven Fox.
O editor ainda teve o capricho de elaborar um até agora inédito índice remissivo com o conteúdo completo do fanzine – disponível aqui em um arquivo a parte – que facilita ao leitor encontrar qualquer conto, artigo ou ilustração publicado nos 16 anos de atividades do Megalon.
A pergunta que fica é: será que o "vazio" editorial que o editor experimentará nas próximas semanas pode motivar a volta do Megalon em edições inéditas, como aconteceu com os fanzines Papêra Uirandê e Astaroth? Até o momento, nada foi anunciado mas, quem sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário