quinta-feira, 3 de julho de 2014

Megalon 46

Está novamente disponível, agora em formato digital, o número 46 do fanzine de ficção científica e horror Megalon, publicado originalmente em outubro de 1997 por Marcello Simão Branco.
Esta edição, que tem 40 páginas, não por acaso exibe alguns contos que adquiriram importância dentro da produção brasileira dos gêneros: "Meio que abduzidos", de Ataíde Tartari, e "Back in the URSS", de Fábio Fernandes, além de um raro e tardio texto de Norton Coll. Também traz uma entrevista com o escritor Jorge Luiz Calife, artigos de Gerson Lodi-Ribeiro, Roberto de Sousa Causo, e um dos mais polêmicos textos já publicados do crítico Jeremias Moranu, o que não é pouco frente ao rico histórico de polêmicas da publicação. A capa tem uma imagem do ilustrador americano Don Davis.
Acompanha um arquivo-bônus com recortes de jornais e outros documentos da época, entre os quais a programação do interessante e nunca superado Encontro de Ficção Científica/Universidade, acontecido no início de agosto de 1997 na Universidade São Camilo, em São Paulo, com a presença dos autores guaranis Daniel Munduruku, Olívio Tupã e Kaká Werá Jacupé falando sobre como os nativo-brasileiros encaram a fantasia na sua cultura. Também esteve presente o indianista Orlando Vilas Boas que realizou uma palestra antológica, enriquecendo enormemente a experiência dos felizardos que participaram do encontro.
Sim, o segundo fandom também realizou coisas grandiosas.

Um comentário:

  1. Até que você foi gentil, Cesar -- esse texto de "Jeremias Moranu" foi o mais desastrado que já escrevi, ainda que não pelas razões denunciadas. Abraço.

    ResponderExcluir