segunda-feira, 31 de março de 2014

Megalon 42

Finalmente, volta a estar disponível uma das mais antológicas edições do fanzine de ficção científica e horror Megalon, editado por Marcello Simão Branco ainda no século passado. Trata-se da edição número 42, publicada originalmente em novembro de 1996, dedicada ao mestre do horror H. P. Lovecraft, escritor norte-americano que, ao longo de uma bibliografia que conta com mais de cem contos e novelas publicados, construiu um universo aterrorizante no qual o conhecimento dos segredos cósmicos invariavelmente leva à loucura e a morte.
Lovecraft foi um dos mais característicos autores da era Weird e sua ficção de laivos xenófobos e excessos literários ainda hoje é cultuada e imitada, tendo influenciado até alguns dos mais conhecidos contos de Jorge Luiz Borges.
A edição traz, em suas 50 páginas, ficções de Carlos Orsi e Fábio Fernandes – inspiradas na cosmologia do cavalheiro de Providence –, diversos ensaios sobre a vida e a obra lovecraftiana pelos especialistas Anna Creuza Zacharias, Fausto Cunha, Carlos Orsi e S. T. Joshi, além das colunas fixas "Terras alternativas", "Sagas", "Diário do fandom" e "Publicações recebidas", as duas últimas com notícias da cena fc&f da época.
O arquivo em formato pdf pode ser baixado gratuitamente aqui, sendo que também está disponível um arquivo bônus, aqui, com duas edições do Bulletim, newsletter editada por Fábio Fernandes para o CLFC - Rio, também publicadas em 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário