terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Muito mais QI

Está circulando o 125º número do fanzine QI - Quadrinhos Independentes, editado em Brasópolis por Edgard Guimarães.
O fato de ser o mais premiado fanzine brasileiro não é um acaso. Além de ser uma publicação relevante que presta o importante serviço de divulgar a produção alternativa no País, o QI também investe continuamente em novos e surpreendentes projetos. Os assinantes receberam esta edição acompanhada de vários bônus interessantes. Além de um novo fascículo da novela gráfica de faroeste Buster e mais duas lâminas da coleção Cotidianos Alterados, acompanha o primeiro volume da Pequena Biblioteca de histórias em quadrinhos: Quadrinhos brasileiros de ficção científica e fantasia, ensaio de 38 páginas com quadrinhos e respectivas resenhas de seis importantes momentos da arte na opinião do editor, pelas mãos de Dirceu Amado e Leo ("A Terra"), Watson Portela ("Asa branca"), Louis Chilson ("Motoc"),  Jayme Cortez ("A noite do invasor"), Mozart Couto ("Queda") e Ricardo Leite ("Epílogo"), que também assina a lustração da capa. Certamente que há muitos outros trabalhos a destacar, mas este é apenas o início de uma série que certamente vai ser importante para a memória do quadrinhos brasileiro.
Quando a edição do QI em si, também há novidades. Além da capa, que vem com um detalhe em cor, percebemos que a longa hq publicada nas páginas centrais ao longo de 50 edições, realmente terminou no número anterior com a página 200, um marco respeitável para um fanzine.
Seguem ainda as colunas "Mistérios do colecionismo", com a relação de edições extras da Disney no Brasil, "Heróis brasileiros", com Raimundo, "Quadrinhos brasileiros bissextos", com Nonô Jacaré, e as seções fixas "Mantendo contato", "Fórum" e "Edições independentes". Completam a edição, artigos sobre o 30º Prêmio Angelo Agostini, sobre o quadrinhista português Carlos Gonçalves e sobre um artigo de Dave Gibbons comentando a obra de Jack Kirby, além de quadrinhos de Luiz Claudio Faria e do próprio editor.
O QI é distribuído unicamente por assinaturas. Mais informações com o editor pelo email edgard@ita.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário