quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Megalon 40

Chega ao ciberespaço a edição virtual do histórico fanzine de ficção científica e horror Megalon 40, originalmente publicado em abril de 1996 por Marcello Simão Branco.
Com 42 páginas e uma bela capa do ilustrador norte-americano Steven Fox, traz contos de Ivan Carlos Regina, Jorge Luiz Calife e Alysson Fábio Ferrari, artigos de Cesar Silva, Fábio Fernandes, Gerson Lodi-Ribeiro e do próprio editor, que também entrevista o espanhol Miguel A. Martinez, editor da revista Fandom.
A edição ainda traz um relatório completo sobre os resultados do Prêmio Nova de 1995, com dados detalhados das votações que revelam muito mais do que os vencedores. Uma das curiosidades, por exemplo, é a nítida distorção que um prêmio sofre ao se comprometer em apontar um vencedor numa apuração popular. No caso, o esquecível romance A espada da galáxia, de Marcello Cassaro, que foi escolhido pelos fãs em detrimento de trabalhos reconhecidamente superiores, como O relógio Belissário, de José J. Veiga, O pão de cará, de Roberto de Mello e Souza, e O lobisomem, de R. F. Lucchetti. Um registro que depõe contra o prêmio ao ponto de, anos depois, o próprio Cassaro revelar, em uma infeliz entrevista cedida a um conhecido podcast, o desprezo que tem pelo prêmio que imerecidamente recebeu. Uma lição para se refletir com cuidado.
O editor também disponibilizou aqui um arquivo bônus com documentos de um evento da época, realizado pelo fã-clube Frota Estelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário