segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Megalon 37

Originalmente publicado em setembro 1995, está novamente disponível, agora em edição virtual gratuita, o número 37 do histórico fanzine de ficção científica e horror Megalon.
Este número assinala visivelmente o fim do modelo de fandom organizado em torno do Clube dos Leitores de Ficção Científica, que vinha se retirando da cena ao mesmo tempo em que as atividades dos fãs migravam para a internet. Era o início da revolução digital, que iria mudar dramaticamente o panorama do fandom brasileiro, principalmente a partir da virada do século mas, naqueles dias, essa perspectiva ainda não era percebida claramente. Por isso, a imobilidade do clube é lamentada no editorial desta edição, uma vez que as atividades virtuais eram tímidas e praticamente invisíveis mesmo entre os fãs. O Megalon, contudo, estava em seu auge editorial, e assim prosseguiria pelos dez anos seguintes.
Esta edição, de 42 páginas, traz contos de Carlos Orsi Martinhos e Miguel Carqueija, quadrinhos de Angelo Júnior, cartuns de Marcelo Pirani Vieira, artigos de Lúcio Manfredi, Roberto de Sousa Causo, Alysson Fábio Ferrari, além de notícias do ambiente da fc&f, com destaque para o obituário do multipremiado escritor Roger Zelazny, falecido no dia 14 de junho daquele ano. A edição ainda publica uma entrevista com o fanzineiro Renato Rosatti, um dos fundadores do próprio Megalon, e um artigo analítico do editor ao Prêmio Nova 1994 e à primeira e única edição do Prêmio Gumercindo Rocha Dórea, então divulgados há poucas semanas.
Acompanha a edição, um arquivo bônus com interessantes documentos da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário