quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Atmosfera rarefeita

A coleção Enciclopédia Galáctica, de Devir Livraria, selo que chancela os Anuários, acaba de receber mais um título significativo, Atmosfera rarefeita: A ficção científica no cinema brasileiro, não-ficção do Prof. Dr. Alfredo Suppia que, como o próprio nome revela, se debruça no mapeamento do gênero dentro da produção cinematográfica nacional, seara de poucos mas importantes trabalhos.
Diz o texto de apresentação do livro: "...para além de uma noção conservadora de gênero cinematográfico, a ficção científica se oferece como interface de análise de um amplo conjunto de filmes, uma arena de debates sobre a sociedade brasileira, sua relação com a ciência e a tecnologia e a produção nacional de artefatos culturais. Nesse sentido, o cinema brasileiro de ficção científica se apresenta como importante plataforma para a investigação da 'cultura nacional', da história do país e de suas mais notórias contradições, produto de uma 'modernização conservadora' assombrada pelo antagonismo entre vetores arcaicos e ondas progressistas".
Suppia colaborou no Anuário 2011 com o ensaio "Cinema e literatura de ficção científica no Brasil: Apontamentos sobre uma tímida relação", que já revelava a profundidade com que domina o tema. Atmosfera rarefeita avança na análise crítica do cinema de fc brasileiro, em curta e longa metragens, de seus primeiros exemplos até os mais recentes. Entre suas 348 páginas, traz um caderno de 16 páginas com imagens em cores de raras produções nacionais nele comentadas.
Suppia é professor de Cinema na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, e tem em sua bibliografia os livros A metrópole replicante: Construindo um diálogo entre Metropolis e Blade Runner (2011) e Cinema(s) independente(s): Cartografias para um fenômeno audiovisual global (2013), além de ser fundador e editor da revista eletrônica Zanzalá.
Atmosfera rarefeita é, sem dúvida, um dos mais importantes ensaios sobre fc já publicados no País. Recomendadíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário