sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Companhia das Letras fantásticas

Há poucas semanas, inscrevi o Hiperespaço na seleção de parcerias da Editora Companhia das Letras. Não tinha muita esperança porque este é um blogue especificamente focalizado na ficção fantástica, e pensava que uma editora do porte da Cia. das Letras talvez estivesse interessada em parceiros de parâmetros mais amplos.
Contudo, para minha surpresa, a editora gostou do perfil do Hiperespaço e o aceitou como parceiro. Dessa forma, vamos trabalhar juntos por algum tempo, e resenharei alguns de seus livros cuidadosamente selecionados.
Há algum tempo, a Cia. das Letras segmentou sua linha editorial em diversos selos que têm apresentado títulos afinados com os gêneros que abordo aqui. É o caso, por exemplo, das publicações do selo Quadrinhos na Cia, álbuns de qualidade que valem a pena comentar. Mas o primeiro volume que a editora me mandou, e será resenhado aqui em breve, é As miniaturas, de Andréa Del Fuego, novela de realismo fantástico com pendão para a ficção científica, sobre uma grande e burocrática clínica psiquiátrica que usa miniaturas plásticas nas suas terapias.
A autora, que geralmente trabalha no mainstream, já tem o prêmio Saramago no currículo, o que acena boas perspectivas de leitura.
Mas não é só isso o que a Cia. das Letras tem a oferecer aos leitores de ficção fantástica. Buscando apenas entre os lançamentos das últimas semanas, identifiquei mais quatro títulos promissores.
Um toque de vermelho, de Sylvia Day (selo Paralela), é o primeiro volume da série Renegade Angels. Trata-se de um romance que acompanha a crise emocional de um anjo caçador de vampiros e lobisomens quando ele reencontra a alma da mulher que ele ama encarnada numa linda jovem.
Sombras vivas, de Cornelia Funke (selo Seguinte), é o segundo volume da série Reckless, iniciada com A maldição da pedra, publicado em 2011. Conta as perigosas e sombrias aventuras de dois irmãos num mundo de fantasia que existe dentro de um espelho. Neste novo volume, é preciso encontrar um objeto mágico – a balestra – que tem o poder de anular maldições e, para isso, os irmãos farão uma longa e tribulada viagem pelos reinos do Mundo do Espelho. O problema é que ele não são os únicos que buscam o objeto. Cornelia Funke ficou famosa por ter escrito a série Mundo de tinta, cujo volume inicial, Coração de tinta, foi adaptado com sucesso para o cinema.
Separados, de Pauline Alphen (selo Seguinte), é o segundo volume da série Crônicas de Salicanda, iniciado com Os gêmeos, publicado em 2011. Separados depois de um incêndio no castelo de Salicanda, os gêmeos vão seguir caminhos diferentes ao longo deste segundo volume, amadurecendo e aperfeiçoando seus talentos. Pauline Alphen é carioca, mas seus livros foram originalmente publicados na França – onde ela reside –, traduzidos aqui por Dorothée de Bruchard.
A conferência dos pássaros, de Peter Sís (Cia das Letrinhas), tem um apelo juvenil atraente.
Com ilustrações do próprio autor, recria um conto persa do século 12, sobre um grupo de pássaros que busca pelo sábio rei Simorgh que pode ter respostas que permitam acabar com as misérias do mundo. De origem checa, Sís é cineasta, ilustrador e escritor ganhador do prêmio Hans Christian Andersen.
Por ser uma editora robusta e de grande alcance comercial, o crescimento do catálogo de ficção fantástica da Cia. das Letras é algo que deve ser comemorado pelos fãs do gênero, principalmente porque a editora demonstra ter interesse por material originalmente brasileiro. E esta é, sem dúvida, a melhor oportunidade para o definitivo estabelecimento que o gênero já teve no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário