quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O Coronel

Ficção científica não é muito a praia do quadrinho brasileiro e raramente surgem publicações nacionais nesse gênero que chamem a atenção. Contudo, 2012 tem sido profícuo nesse ambiente, com alguns bons trabalhos disponíveis.
Além do comercialmente bem sucedido Astronauta: Magnetar, de Danilo Beyruth, chegou às livrarias O Coronel, de Osmarco Valladão e Manoel Magalhães, ficção científica no mesmo estilo espacial visto na releitura do personagem de Maurício de Sousa, porém com uma proposta conceitual mais ousada.
E não poderia ser diferente, uma vez que Osmarco Valadão tem experiência no gênero: foi um dos participantes do projeto literário Intempol, coordenado por Octávio Aragão, para o qual escreveu o conto "The long yesterday", adaptado para os quadrinhos na novela gráfica homônima publicada em 2005 pela editora Comic Store, também com desenhos de Magalhães – ilustrador de estilo econômico e iconográfico que fica muito bem em cores.
Este novo trabalho conta a história de um soldado numa guerra espacial, e ele tem uma nova arma que pode mudar os rumos do conflito e sua própria relação com o pai. Ecos dos premiados romances Tropas estelares (Starship troopers), de Robert Heinlein, e Guerra sem fim (The forever war), de Joe Haldeman, atestam a vivência do autor no gênero.
O Coronel tem 56 páginas em cores, custa R$29,00 e é uma publicação da Editora Nemo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário