sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ficção e fantasia d'além mar

Durante muito tempo os fãs brasileiros de fc&f dependeram quase que completamente das editoras portuguesas para ter acesso à literatura de gênero em português. Através de importadores especializados, chegavam ao Brasil livros de diversas coleções de editoras como a Livros do Brasil, Panorama, Europa-América e Caminho, entre outras, que supriam a avidez dos leitores. Mas, em algum momento dos anos 1990, a fonte secou. As publicações portuguesas desapareceram das livrarias e somente tem sido possível o contato com o material publicado em Portugal, historicamente mais representativo e vigoroso do que aquele que tem sido traduzido no Brasil, pelo favor de amigos portugueses que gentilmente nos mandam alguma coisa pelo correio.
Uma editora portuguesa que atualmente tem publicado muita coisa boa é a Saída de Emergência, que anunciou sua vinda ao Brasil no próximo ano. Enquanto ela não chega, podemos pelo menos aproveitar uma amostragem do seu catálogo na revista Bang!, especializada em literatura fantástica, que tem edição original em papel mas mantém todos os seus números disponíveis em pdf para download gratuito no saite da editora, aqui.
A edição mais recente é de número 13, publicada em julho mas que só recentemente liberou sua versão digital. Editada por Safaa Dib, vem com 80 páginas com textos de qualidade. Artigos dos especialistas em ficção fantástica David Soares, Afonso Cruz, Pedro Piedade Marques, António de Macedo, António Monteiro, João Lameiras, Jorge Colaço, Bruno Martins Soares, João Seixas, Safaa Dib, João Morales e contos de autores portugueses e estrangeiros, como Kim Harrison, Adam-Troy Castro, Gilmar Fraga e Paulo Stenzel, e uma hq no universo de A guerra dos tronos, por Martin Avery e Miller Crowell. A ilustração da capa é de Pedro Potier.
Mas há mais.
Também estão disponíveis duas edições inéditas do fanzine eletrônico Dagon, editado e publicado por Roberto Mendes, cuja edição zero apareceu em 2010, comentada aqui. Depois de uma experiência em formato real na edição número 1, a publicação retornou ao formato digital: o número 2, publicado em outubro de 2012, tem 66 páginas e traz um longo artigo sobre Philip K. Dick, assinado por ninguém menos que o mestre da fc Stanislaw Lem; um poema de Lawrence Schimel, e contos de Adam-Troy Castro e Ricardo Loureiro. A capa é de autoria do próprio editor.
Já o número 3, publicado em novembro, oferece 43 páginas com contos de Valter Marques e Kij Johnson, este com um texto vencedor do World Fantasy Award 2009. A capa é autoria do ilustrador Tomasz Maronsk, que mereceu um pequeno mas belíssimo portfólio nas páginas finais.
Baixe tudo e divirta-se, como nos velhos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário