quarta-feira, 30 de maio de 2012

Megalon digitalizado

A beira de completar seu jubileu de prata, a mais premiada publicação da FC&F nacional, o fanzine Megalon, está presenteando os leitores com a digitalização de seu histórico primeiro número, editado por Marcello Simão Branco e Renato Rosatti, e publicado em novembro de 1988.
Megalon teve um total de 71 edições entre 1988 e 2004, e foi fundamental na formação do corpo da Segunda Onda da FC brasileira, tendo contribuído valorosamente para o desenvolvimento da consciência do gênero fantástico no Brasil. Muitos dos autores que hoje estão profissionalizados começaram ou consolidaram suas carreiras nas páginas Megalon.
Branco está digitalizando as edições a partir dos originais que conservou carinhosamente ao longo dos anos. Diz o editor: "Digitalizar o Megalon (e os outros fanzines) é uma forma eficaz de preservar a memória do fanzine e, por extensão, de parte importante da ficção científica brasileira dos anos 1980 e 1990. A ideia é disponibilizar as edições para a maior quantidade de pessoas possíveis. Assim, por gentileza, espalhe a notícia, solicitando ao eventual interessado que entre em contato comigo neste email. Na medida do possível irei enviar as edições, mas não haverá uma regularidade rígida para isso".
Esta primeira edição trouxe artigos e notícias sobre cinema e literatura de FC e horror, de autoria dos editores e de colaboradores, e a tradução de uma entrevista com o escritor Alfred Bester. A capa foi ilustrada por R. S. Causo.
Para receber gratuitamente o arquivo digital do Megalon número 1, basta entrar em contato com o editor pelo email marcellobranco@ig.com.br.

2 comentários: