quarta-feira, 14 de março de 2012

Resenha: Kerouac,

Ainda vai demorar muito tempo para que os espaços da mídia dedicados aos quadrinhos brasileiros processem tudo o que foi publicado em 2011, tal a quantidade de títulos editados no ano. Por isso, enquanto aguardamos as edições de 2012, vamos comentando alguns deles.
Há poucos dias li o álbum Kerouac, (a virgula faz parte do título), de João Pinheiro, semidocumentário com a biografia de Jack Kerouac (1922-1969), importante escritor norte americano, autor da bíblia "beat" Pé na estrada (On the road), um relato de uma aventura pelas estradas dos Estados Unidos.
João Pinheiro é ainda um artista novo no ambiente dos quadrinhos, atuando na área desde 2005, quando publicou nas revistas nacionais Grafitti e Front. Como escritor, publicou em 2010 o livro infantil O monstro (nem tão monstruoso) e o menino João (Editora Noovha América).
Kerouac, é, portanto, seu segundo livro autoral, um trabalho ousado com 112 páginas sobre esse importante personagem do século 20, que hoje já não é tão lido (pelo menos até que lancem o filme que está sendo produzido sobre Pé na estrada, previsto para junho deste ano).
Como a obra de Kerouac fala por si, não foi intenção de Pinheiro fazer uma versão dela, mas sim falar sobre o autor. Não sei se foi a melhor opção, já que a vida pessoal de Kerouac não parece tão interessante sem experiências narradas em Pé na estrada.
O trabalho de arte de Pinheiro é irregular, alternando momentos brilhantes com outros ruins, de traços imprecisos e grosseiros. Também nota-se alguma dificuldade do autor em definir claramente a fisionomia dos personagens, que se confundem o tempo todo.
A parte mais interessante do álbum é a cenografia, que demonstra ser resultado de uma pesquisa apurada, com desenhos bem elaborados, especialmente os automóveis, e uma boa técnica de claro escuro.
Mesmo sem um grande trabalho de arte, o valor de Kerouac, reside no esforço em recuperar para as novas gerações a literatura deste rebelde sem causa que influenciou toda uma geração.
Kerouac, é uma publicação da Devir Livraria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário