sexta-feira, 2 de março de 2012

A história da minha vida

Uma das brincadeiras literárias mais divertidas é a produção de biografias fictícias. O escritor argentino Jorge Luiz Borges era praticante dessa rara arte e escreveu uma porção delas, que são muito bem conceituadas. Também há quem escreva autobiografias que, se não são de gente que nunca existiu, pelo menos inventam muita coisa, para melhorar a imagem do autor.
Agora temos a chance de experimentar o melhor dos dois mundos: uma autobiografia fictícia, porque quem a "escreveu" é um personagem de histórias em quadrinhos, da italiana Sergio Bonelli Editore.
Trata-se de Tex Willer: A história da minha vida (Il romanzo della mia vita, 208 pág.), o famoso ranger que habitou a região do Texas, nos Estados Unidos, no século 19. Além de homem da lei, Willer era muito bem relacionado com os nativos, dos quais recebeu o nome de Águia da Noite, sendo considerado um chefe entre eles. Diz o relise: "Nesse relato, Tex revela suas origens, as histórias de seus parceiros, o encontro com o aparentemente mal-humorado Kit Carson e com o altivo navajo Jack Tigre, além do nascimento do filho Kit, depois do casamento com Lilyth, a filha do chefe Flecha Vermelha. Ele narra os acontecimentos que, no passado distante, por muito tempo o etiquetaram como fora da lei.
Tex conta como, apesar de ser texano, lutou na Guerra Civil do lado do Norte e narra sua participação na luta pela libertação do México ao lado do amigo Montales. Ele enfrenta bandidos, donos de terras inescrupulosos, políticos corruptos, militares ambiciosos, índios em revolta. É um defensor dos fracos e dos oprimidos, fortemente antirracista e amigo dos peles-vermelhas".
É claro que Tex Willer não escreveu nada disso. O autor real do livro é roteirista Mauro Boselli, que escreve suas histórias desde 1994. O personagem nasceu de fato em 1948, criação de Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini, e desde então vem sendo continuamente publicado, sendo no Brasil o personagem de quadrinhos estrangeiro mais bem sucedido do mercado.
O volume ainda conta com ilustrações do excelente Fabio Civitelli e um prefácio assinado pelo próprio Sergio Bonelli.
Tex Willer: A história da minha vida é uma publicação da Mythos Editora e custa R$24,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário