sábado, 4 de fevereiro de 2012

Aberta a temporada 2012 de antologias

Seguindo a tendência dos últimos dois anos, 2012 parece indicar que as antologias temáticas continuarão em alta no mercado editorial.
Caminhos fantásticos, organizada por Tiago Lobo, traz histórias fantásticas inseridas na Idade Média. Isso pode não ser exatamente uma novidade, afinal a maior parte da fantasia mais conhecida é ambientada no medievalismo, mas talvez os trabalhos de Alícia Azevedo, Andrio J.R. dos Santos, Antônio Augusto Fonseca Jr., Bruno Schlatter, Christian David, Daniel L. Werneck, Fernando Salvaterra, Helena Gomes, Khatia Brienza, Marco Rigobelli, Madô Martins, Maria Apparecida S. Coquemala, Marlon Teske e Raphael Draccon conseguiram encontrar maneiras novas e inusitadas de tratar o tema.
Diz o prefácio assinado pela experiente escritora Rosana Rios: "Histórias de guerra, de vingança, de amor e de magia; de encantamentos que cobram altos preços, de criaturas ambiciosas que fariam qualquer coisa para obter poder; e de outras que, ao perceber a futilidade de tal demanda, renunciam ao poder e buscam a redenção. Gárgulas ganham voz e mortos voltam à vida; guerreiros erguem espadas e lanças para travar batalhas perdidas; dragões aterrorizam, zumbis se multiplicam".
Caminhos Fantásticos é uma publicação da Jambô Editora e custa R$25,00.
Por sua vez, a antologia Passado imperfeito, organizada pro Ademir Pascale, foi mais arrojada e investiu no uso de alguns dos grandes personagens da história brasileira para fazer fantasia. Marcelo Bighetti, Luciana Fátima, Tibor Moricz, Estevan Lutz, Christian David, Mariana Albuquerque, Daniel Borba e o próprio organizador, que criam narrativas inacreditáveis para complicar a vida já movimentada de Lampião, Antônio Conselheiro, Tiradentes, Bartolomeu de Gusmão e outros.
No prefácio da antologia, diz o escritor americano Christopher Kastensmidt: "Em cada um desses contos, brasileiros famosos enfrentam corajosamente poderes sobrenaturais em realidades alternativas. Ou será que somos nós que vivemos na realidade alternativa deles?"
Passado imperfeito é uma publicação da Editora Argonautas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário