sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Livros que não podem passar em branco

Enquanto fazia a ronda pelos saites das editoras brasileiras, encontrei por acaso uma imagem tão fabulosa que eu não poderia deixar de mostrar aqui. Trata-se da capa do romance Os Sete Cavaleiros de Algord: A Torre, de Michel Fonseca, pela Editora Multifoco.
Nunca tive o livro em mãos e não posso dizer muito sobre o seu conteúdo, mas tenho o relise divulgado pela editora: "Mick Fronsac e seus seis amigos são abduzidos para Galáxia Irione, mais precisamente para o planeta Tood-Sil’s. Assim que chega, Mick conhece a jovem Celina D’Kiet, mas logo são separados pelo Capitão Silk Aydu, que leva Mick para o Palácio Sil’s. Lá ele reencontra seus amigos e conhece o General Ivaniv Koor, que conta que eles são a reencarnação de sete cavaleiros que viveram em um planeta chamado Algord..." e por aí vai.
Confesso que a sinopse não me atraiu, mas a capa, ah, a capa... gostaria de saber o nome do artista que a produziu, ele está de parabéns. Uma imagem como essa numa gôndola de livraria certamente venderia o peixe. Em 2010, a Multifoco também produziu a melhor capa do ano, vista na antologia É proibido ler de gravata, comentada aqui.
Outro lançamento da Multifoco que vale registrar é a coletânea de contos A cor da tempestade, de Mustafá Ali Kanso, autor de Curitiba que tem sido assistente do veterano escritor André Carneiro nas oficinas literárias que este realiza naquela cidade. Ali Kanso esteve em várias edições do Projeto Portal, de Luiz Brás, e demonstra ter uma produção de boa qualidade.
Diz o relise: "Navegando entre a literatura fantástica e a ficção especulativa (...) A Cor da Tempestade premia o leitor com contos vigorosos onde o elemento de suspense e os finais surpreendentes concorrem com a linguagem poética repleta de lirismo que, ao mesmo tempo que encanta, comove".
Finalmente, o livro de não ficção O grotesco nos quadrinhos, de Fabio Luiz Carneiro Mourilhe Silva, que apresenta um estudo acadêmico sobre "os pressupostos expostos por Bakhtin relacionados ao conceito de grotesco" nas histórias em quadrinhos. Parte desse trabalho está disponível aqui e aqui, e pode dar uma amostra do que o interessado vai encontrar na edição. Um trabalho, no mínimo, inusitado, que vale conhecer.

Um comentário:

  1. Olá meu camarada! Tudo bem? O nome do design é Rogerio Mota, que também fez a capa do segundo livro da serie, que se chamará “Os 7 cavaleiros de Algord – Face a Face” e será lançado ainda este ano.
    Passei para ele a sua postagem na qual você elogia o trabalho dele. Na página dos 7 Cavaleiros de Algord no facebook tem outros trabalhos dele que ele fez para a divulgação do livro.

    http://www.facebook.com/pages/Os-Sete-Cavaleiros-de-Algord/249658118420732

    Um abraço.
    Michel Fonseca.

    ResponderExcluir