terça-feira, 15 de novembro de 2011

QI 111

Chegou esta semana a cabalística edição 111 do fanzine Quadrinhos Independentes, editado por Edgard Guimarães. Cabalística porque é o número 111, publicado em 11/2011. Dã! Apesar da coincidência esquisita, trata-se da melhor edição do ano, com textos muito interessantes.
O destaque vai para o artigo sobre os livros de História do Brasil de Julierme de Abreu e Castro, ilustrados por mestres da HQB, como Rodolfo Zalla e Eugênio Colonnese, que faziam com que as aulas do ensino secundário nos anos de chumbo ficassem menos pesadas. Eu estudei com esses livros e sinto não tê-los conservado, eram ótimas peças de referências pictográficas.
Os demais artigos também são bacanas, como a homenagem a Joacy Jamys e "Mistérios do colecionismo", ambos do editor, além de textos de A. B. Cassal, Carlos Gonçalves e Worney Almeida de Souza. Compõe ainda a edição, HQs de Paulo Anjos e Guimarães e as seções de cartas e lançamentos do bimestre. Geralmente é Guimarães que ilustra as capas do QI, mas a desta edição traz um desenho de Lancelott com quatro super heróis da HQB. Uma bem vinda novidade.
O QI é distribuído por assinaturas e este é o penúltimo número do pacote deste ano. Informações com o editor pelo email edgard@ita.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário