segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cronologia HQ da ABI

Há alguns meses, soube que meu amigo Francisco Ucha havia publicado um levantamento muito bem feito com a cronologia das histórias em quadrinhos, que ia das origens da arte até por volta de 1950. Tratava-se da edição 348 do Jornal da ABI, da Associação Brasileira de Imprensa, que pode ser vista aqui.
Contudo, o que seria das efemériedes posteriores a essa data? Estava claro que haveria uma segunda edição, e Ucha me convidou para participar das pesquisas de modo a tornar mais completo o estudo original realizado por Octacílio D'Assunção Barros, o Ota.
Ambos nos debruçamos em nossas coleções e nos sempre imprevisíveis arquivos mnemônicos e acabamos ampliando tanto o material que o trabalho completo deverá ter, pelo menos, 3 edições. A segunda, abrangendo de 1950 a 1977, acaba de ser publicada, como o número nº362 do Jornal da ABI.

Além da cronologia, a edição também traz artigos sobre Jayme Cortez, Adolfo Aizen, Ziraldo, Maurício de Sousa e Floriano Hermeto (FHAF), o mehor desenhista do Judoka.
A edição foi apresentada em primeira mão durante a cerimônia de entrega do 27º Prêmio Ângelo Agostini, realizada no dia 5 de fevereiro no Espaço Cultural do Instituto Cervantes, em São Paulo.
A publicação em papel, em formato tablóide e fartamente ilustrada em cores, foi então vendida, mas pode ser apreciada gratuitamente aqui.
A Associação Brasileira de Imprensa fica na R. Araújo Porto Alegre, 71, no Rio de Janeiro (email presidencia@abi.org.br) e mantém uma representação em São Paulo, na R. Dr. Franco da Rocha, 137, cj. 51, Perdizes, email abi.sp@abi.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário