segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O voo de Icarus


Publicado em novembro de 2010 pela Editora Novo Século, O voo de Icarus é o romance de estreia de Estevan Lutz, jovem escritor de São Sebastião do Caí/RS que antes havia participado das antologias temáticas Invasão (Giz, 2009) e Draculea (All Print, 2009).
A história trabalha com alguns elementos geralmente associados à escola cyberpunk, contando sobre um rapaz que, submetido a uma droga nanotecnológica, adquire a capacidade de projetar sua consciência.
Entretanto, nem tudo que se pensa cyberpunk realmente o é. Na FC, os elementos citados são anteriores ao movimento inaugurado nos anos 1980 por Willian Gibson e Bruce Sterling.
O uso de drogas e a projeção de consciência já eram temas importantes na geração New Wave, nos anos 1960 e 1970, sendo recorrente na obra de Philip K. Dick, por exemplo — não por acaso frequentemente citado como um dos inspiradores do cyberpunk.
Mas isso não importa muito. O que interessa é que seja uma boa história de ficção científica; cyberpunk, New Wave ou qualquer outro movimento formal, está valendo.
Diz a sinopse: "Num futuro próximo, na cidade marítima de Agartha, a vida do jovem Icarus oscila entre dois vícios: a realidade virtual e uma droga alucinógena denominada nirvana. Em busca de tratamento médico, ele acaba se tornando voluntário para a experimentação de um avançado medicamento baseado na nanotecnologia, o Sinaptek, o qual, posteriormente, lhe causa uma extraordinária reação adversa: a projeção de sua consciência, o que lhe permite viajar por diversos lugares do planeta e para outros mundos, empreendendo uma jornada do centro do universo ao centro da inconsciência humana. Estaria tudo, apenas, na mente de Icarus?"
O voo de Icarus faz parte da coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira, e pode ser adquirido diretamente com o autor aqui, aonde também se pode obter mais informações sobre o autor e sua obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário