sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Duna em quadrinhos

Há cerca de trinta anos, quando as sagas de ficção científica começaram a bombar no cinema, havia muita expectativa pela adaptação do megarromance de Frank Herbert, Duna, publicado em 1966.
A revista francesa Metal Hurlant divulgara algumas imagens de pré-produção, de uma adaptação que estava sendo elaborada por Moebius e Jodorowsky que, infelizmente, nunca chegou a se efetivar.
Mas o filme viria em 1984, numa luxuosa produção de Dino di Laurentis, dirigida por David Linch; uma versão que não agradou aos fãs do livro e nem ao próprio diretor, que renega o título em seu portfólio, mas que fez a minha cabeça. O estilo de Linch deu um à história um sabor diferente, enigmático e perturbador. Depois de ver o filme, fiquei siderado por semanas e quando finalmente li o romance, minhas impressões ficaram ainda mais intensas.
Li com grande prazer toda a série, publicada no Brasil pela editora Nova Fronteira, e embora tenha lido muito outros livros impressionantes, Duna ainda é o livro que me causou maior impacto estético e emocional.
Por isso, tentei por todos os meios conseguir a adaptação em quadrinhos que a Marvel publicou, com desenhos de Bill Sienkiewicz e roteiro de Ralph Macchio, baseado no filme. Cheguei a ter um exemplar em mãos, mas era de um colega que não o queria vender. Essa é realmente uma peça que faz falta na minha coleção.
Agora posso pelo menos reler a publicação, que foi disponibilizada na internet pelo blogue Grantbridge Street. Aproveite e curta esta raridade, que vale muito a pena. O trabalho de Sienkiewicz ainda guardava o estilo realista, embora já apresentasse os sintomas do delírio gráfico que viria mais tarde. E talvez ficasse ainda melhor.
Mas se preferir ler o romance, que ganhou todos os prêmios da ficção científica, aproveite que a editora Aleph acaba de reeditá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário