terça-feira, 30 de março de 2010

Exploradores do desconhecido


Há cerca de dois anos, o escritor e roteirista Gian Danton (pseudônimo de Ivan Carlo Andrade de Oliveira) disponibilizou na internet, através do blogue Exploradores do Desconhecido, os primeiros capítulos da história em quadrinhos de ficção científica "Operação salto quântico", uma space ópera claramente inspirada na franquia Star Trek, com os excelentes desenhos de Jean Okada que remetem aos luxuosos álbuns europeus.
Nela, os tripulantes da espaçonave Pioneer, Garry Rolland, Jean-Jacques Giraudeau, Mia Sasaki, Jaime Muniz e Helga Voltz, depois de uma experiência com um novo sistema de propulsão hiperespacial, descobrem-se orbitando um planeta Terra de outra dimensão. Ao desembarcarem, são recebidos com festa por um estranho imperador mundial, mas são traídos e aprisionados. A série foi bem recebida pelos leitores, mas depois de uns poucos capítulos, deixou de ter atualizações e acabou esquecida.

Finalmente, a história voltou a receber novas sequências, agora com os desenhos finalizados em tons de cinza. Apesar de menos impressionantes do que os coloridos das sequências iniciais, ressaltam ainda mais a qualidade das ilustrações de Okada que, em muito momentos, lembram as de ilustradores festejados como Russ Manning e Dave Gibbons, não por acaso dois dos meus quadrinhistas favoritos. Jean Okada faz quadrinhos no início dos anos 1990, com passagens pela Phênix Editorial, Editora Abril e Metal Pesado.
O blogue também disponibiliza o ebook Amanhã é ontem, com uma outra aventura dos tripulantes da Pioneer – desta vez em texto – envolvidos com o loop temporal.
Gian Danton é roteirista de quadrinhos desde 1989. Sua HQ mais famosa é a premiada novela gráfica Manticore. Atualmente reside em Macapá, onde é professor universitário. O escritor mantém ainda o blogue pessoal Ideias do Jeca Tatu que também vale a pena acompanhar.

2 comentários:

  1. Muito obrigado pela divulgação, César! Espero não frustrar mais os leitores daqui pra frente. Eu lamento a perda da cor nessas novas sequências, mas tive de sacrificar isso para a produção ficar mais viável até pintar algum patrocinador.

    Legal você ter falado do Russ Manning, é um dos meus desenhistas favoritos também, e a minha principal influência.

    ResponderExcluir
  2. Quem tem que agradecer somos nós, leitores, por termos a chance de acompanhar uma HQ tão bem realizada e totalmente oportuna.
    Parabéns pelo seu trabalho, acho que você está totalmente pronto para o mercado internacional. Tomara que algum europeu esperto esteja vendo isso aqui e abra as portas para essa HQ no exterior.
    Ainda que a estejamos lendo perfeitamente na internet, dá para perceber que a HQ foi originalmente criada para o papel, que é onde eu espero um dia poder lê-la também.
    Um grande abraço e mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir