quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Um prêmio para fãs persistentes


Esta semana o canal de TV a cabo Warner exibiu o que eu considero o melhor episódio até este momento de todas as temporadas da série Smallville que, em tese, conta os primeiros anos da vida do Superman. Trata-se do 11º episódio da nona temporada, chamado "Absolute justice".
Como Smallville é uma versão completamente diferente daquela contada nos quadrinhos, o grande apelo do seriado é justamente conferir as versões que os roteiristas deram aos muitos super-heróis e supervilões que orbitam a existência do homem de aço desde a sua infância - porque, afinal, quem é que está realmente interessado nos desencontros amorosos de Clark Kent?
Então já vimos, por exemplo, Aquaman, Flash, Ciborgue, Zatanna, Supergirl, Brainiac, Metallo, Apocalipse, Legião do Super-Heróis, Ajax e Arqueiro Verde, os dois últimos são personagens regulares na série. De uma forma geral, todos se apresentaram em outro contexto e formato, bem diverso daquele que nos acostumamos a ver nos gibis, não raro conservando deles apenas leves referências. Dessa forma, a cidade engarrafada de Kandor, por exemplo, virou um orbe com códigos DNA e Morgan Edge, que nos gibis chegou a ser o dono do Planeta Diário, virou apenas um gangster de quinta categoria, Superboy nunca existiu, e Superman, de roupas e sobretudo negros, é chamado apenas como O Borrão (Blur).

Porém, desta vez, os roteiristas não economizaram. "Absolute justice" conta como Clark – que ainda não se tornou o Superman –, Arqueiro Verde e Chloe são contatados por um antigo grupo de heróis legados a clandestinidade desde os anos 1960. Considerados criminosos e segregados da sociedade, eles voltam a cena quando começam a ser assassinados misteriosamente. Apesar de ilegais, eles mantiveram seus laços; nunca deixaram de vigiar os acontecimentos em Metrópolis e sabem tudo sobre Clarke e seus amigos. Quem são esses misteriosos vigilantes? Ninguém, menos que a própria Liga da Justiça da América. Similaridades com o clássico Watchmen não são coincidências.

O episódio apresenta emocionantes versões "como no gibi" de Sandman, Pantera Negra, Dr. Destino, Lanterna Verde e Gavião Negro, além de alguns personagens que não sei dizer se são novas criações ou versões de heróis menos conhecidos, como Stargirl e Star Spangled Kid.

Na esquecida sede da LJA, um lindo quadro com todos os antigos membros que certamente deve ter levado muitos fãs às lágrimas, a indefectível mesa redonda e um museu com as relíquias dos heróis mortos, onde podemos ver a lanterna do Lanterna Verde, o elmo de Joel Cometa e o capacete rachado da Mulher Gavião, entre outras coisas. A participação de Gavião Negro e Dr. Destino são arrebatadoras, com ótimos efeitos especiais e boa interpretação dos atores.
O apisódio não é conclusivo e prometeu uma segunda parte, mas este ano a Warner tem seguido o esquema de passar duas reprises para cada episódio inédito, por isso não tenho certeza se a sequência virá na semana que vem. De qualquer forma, estes e outros episódios pululam na internet, como por exemplo aqui, onde podem ser vistos online com legendas, assim como outros seriados e filmes.
Como a imagem de divulgação da nona temporada de Smallville mostra Darkside, fica a expectativa pela estreia dos personagens do Quarto Mundo de Jack Kirby na saga televisiva do Homem de Aço. Quem sabe, ainda veremos Batman e Mulher Maravilha também. A esperança é a última que morre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário