sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

30 de janeiro: Dia do Quadrinho Brasileiro


Dia 30 de janeiro é o dia das histórias em quadrinhos brasileiras e já faz alguns anos que a data foi estabelecida por influência da Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo e o Prêmio Angelo Agostini, que tem sido religiosamente apurado todos os anos desde a sua criação em 1984.
A data foi escolhida para homenagear o patrono das HQs brasileiras, o piemontês naturalizado brasileiro Angelo Agostini (1843-1910) que nesse dia, em 1869, iniciou a publicação da série de ilustrações "As aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma viagem à corte" que viria a ser identificada como a primeira manifestação da nona arte em território brasileiro, e uma das primeiras do mundo.
Muitas atividades são promovidas por quadinhistas, cartunistas e editores pelo país para marcar a data, como o encontro de cartunistas divulgado abaixo. Mas, sem dúvida, a mais significativa será a entrega do Prêmio Angelo Agostini para os melhores das HQs brasileiras em 2009.
Em sua 26ª edição, espera-se a presença de grande números de profissionais para a cerimônia que acontece dia 27 de fevereiro no Senac Lapa Faustuolo (Rua Faustolo, 1347, São Paulo). Além disso, haverá exibição do filme Deu no New York Times (roteirizado e encenado pelo soudoso Henfil), palestras, bate-papos e lançamentos de revistas.
Os vencedores, apurados em votação direta pelos fãs de quadrinhos, foram: desenhista – Adauto Silva; roteirista – Laudo Ferreira Junior; cartunista – Sivanildo Sill; lançamento – Roko-LokoHey Ho, Let´s Go! (Editora Rock Brigade) e fanzineQI (Edgard Guimarães).
Ainda será entregue o Troféu Jayme Cortez para o editor José Salles (Editora Júpiter II) e homenageados os veteranos Franco de Rosa, Henrique Magalhães e Rodval Mathias como Mestres do Quadrinho Nacional.
Meus parabéns a todos os ganhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário