quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Trek Monsters no Art Attack

Uma das brincadeiras modernas mais divertidas é a toyart, que consite na criação ou costumização de brinquedos, geralmente com um tema absurdo ou humorístico.
Algumas empresas internacionais já se especializaram na fabricação de bonecos padronizados para que os consumidores os personalizem conforme sua vontade. Mas boa parte dos praticantes dessa arte controem seus próprios bonecos a partir de materiais comuns, como tecido, madeira, biscuit etc. O acabamento pode reproduzir um artista famoso, um personagem dos quadrinhos, da TV ou do
cinema, pode ainda ser um monstro, um animal maluco etc.

Há até uma coleção de miniaturas de plástico muito popular entre as crianças, os Gogos, que podem ser comprados com algumas moedas em qualquer banca de revistas. Mas algumas peças exclusivas de toyart já estão no acervo de galerias de arte e podem custar pequenas fortunas.
Na internet, a toyart mais comum é feita em papel, disponibilizado em arquivo digital para imprimir, recortar, montar e pintar. Também há esquemas já pintados, para os colecionadores menos criativos. Os bonecos costumam tem um estilo geométrico nada realista e são geralmente muito simples de montar. O que dá o tom mesmo é o acabamento.

Agora é a vez da toyart em papel chegar às crianças através da coleção Trek Monsters da revista Art Attack, publicação da editora Panini que dá suporte ao programa de arte e criatividade homônimo, exibido no Disney Channel.
A edição número 15, de novembro, apresentou o primeiro de três bonecos utilitários, já pintados e recortados, que podem ser montados sem o uso de tesoura ou cola. Trata-se do sugestivo Caramujo Babão que, depois de montado, além de resultar nom toy muito maneiro, é também um cofrinho de moedas.
Nas edições 16 e 17, a serem publicadas nos próximos meses, virão a Cigarra Gulosa (um portatrecos) e a Lagarta Escabelada (portalápis). Os bichinhos são criações do artista plástico Carlo Giovani, que também dá dícas para os leitores criarem seus próprios bonecos.
A Revista Art Attack custa R$9,90 e pode ser encontrada nas bancas de revistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário