domingo, 4 de outubro de 2009

Ranma 1/2

Esta semana chegou às bancas o primeiro número da série de histórias em quadrinhos Ranma 1/2, de autoria da mangaká Rumiko Takahashi para a Shonen Sunday da editora Shogakukan, de Tóquio, publicada no Brasil pela Editora JBC. Trata-se, portanto, de um mangá, que reputo como um dos mais divertidos desde Dragon Ball.
Ranma 1/2 conta os desencontros amorosos de vários casais de jovens lutadores de artes marciais, especialmente os prometidos Ranma Saotome e Akane Tendo, ambos filhos mais jovens dos herdeiros do dojo estilo vale-tudo, Genma Saotome e Soun Tendo.
Ranma e seu pai viajavam o mundo em busca de desafios para melhorar suas técnicas de luta, e foram a Jusenkyo, um lugar na China em que uma luta seria um desafio perigoso por causa de suas centenas de lagoas amaldiçoadas. Durante o treinamento, Ranma cai na lagoa da menina afogada, e seu pai na lagoa do urso panda afogado e ambos são amaldiçoados pelos espíritos que as assombram. Agora, toda vez que são molhados com água fria, Ranma torna-se uma linda garota, e seu pai, um enorme urso panda. Mas podem voltar ao normal se forem novamente molhados com água quente.
A confusão começa quando Ranma e seu pai voltam ao Japão para que o contrariado Ranma case-se com uma das três filhas do Sr. Tendo, e sem qualquer motivo especial, a eleita acaba sendo a mais jovem, Akane, que é exímia lutadora e odeia os meninos.
Como desgraça pouca é bobagem, Ranma atrai sobre si a atenção de um veterano da escola, o mestre em kendô Tatewaki Kuno, que odeia Ranma porque ele é noivo de Akane, por quem tem uma fixação doentia. Logo no primeiro confronto dos dois, Kuno depara-se com Ranma menina e apaixona-se a primeira vista. Ele é tão burro que não percebe que ambos são a mesma pessoa.
Isso tudo só no primeiro número; e a confusão não para por aí.
Uma apaixonada chinesinha chamada Shampoo segue Ranma ao Japão, disposta a não perder seu amor. Com ela vem sua avó, uma velhíssima feiticeira centenária, e seu pretendente chinês, tão estúpido quanto Kuno e ainda por cima, míope. Para complicar as coisas, Shampoo caiu na lagoa da gatinha afogada e seu pretendente na lagoa do pato afogado. Imaginem só o que acontece com eles quando são molhados...
Isso e muito mais guardam os 38 números desta comédia romântica que, apesar de indicada para leitores jovens, é levemente picante, com muitas situações eróticas e cenas de nudez. O grande mérito da novela são os personagens, um melhor que o outro, e a habilidade da autora para manipular o relacionamentos entre eles, em situações inusitadas engraçadíssimas.
Ranma 1/2 teve uma edição irregular no Brasil entre 1998 e 2004, pela editora Animangá, e sua versão em desenho animado já foi exibida aquil, sem um final definitivo.
Uma excelente leitura para jovens e adultos, com um humor competente e singelo, ainda que um tanto apelativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário