terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ficção fantástica é a mais vendida do Brasil

Meu amigo Miguel Carqueija, autor do romance Farei meu destino (Editora Giz, 2008), enviou-me pelo correio, um recorte do jornal O Globo, de 3/10/2009, a página 6 do caderno "Prosa e Verso", com uma reportagem inspiradora sobre Renato Canini, quadrinhista veterano que nos anos 1970 deu personalidade brasileira ao Zé Carioca. Canini foi justamente homenageado este ano no festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, e a reportagem exibe lindas imagens de seus trabalhos e uma emocionante capa da saudosa revista Recreio, que ele ilustrava.
Mas o que realmente me saltou aos olhos estava no verso, página 5, que estampa uma relação dos livros mais vendidos, creditada à Infoglobo, cujo levantamento corresponde aos dias 18 a 29 de setembro.
Lembro que há alguns anos era raro encontrar um título de ficção fantástica nas listas de mais vendidos de qualquer veículo de imprensa, tanto que esse é o tipo de informação que eu raramente confiro. Até porque sempre me pareceu que essas listas são um tanto suspeitas. Enfim, compartilho aqui com vocês o que eu vi:
Incrível! Na pesquisa de O Globo, nada menos que nove dos dez títulos de ficção mais vendidos no Brasil são fantásticos ou assemelhados. Tolkien continua arrebentando com cinco títulos relacionados, enquanto Stephanie Meyer ocupa outras 3 posições com livros de sua série romântica de vampiros. Nas pontas da tabela, em primeiro lugar o romance de realismo fantástico A cabana, e em décimo o único título realista, O vendedor de sonhos.
Mas, como sempre, há um pequeno truque da redação que faz uso do velho jargão "dividir para vencer". Na mesma coluna há uma outra tabela dedicada aos livros infanto-juvenis, mais modesta, com apenas cinco títulos relacionados. Os dois primeiros são As crônicas de Narnia e Diários do Vampiro - O despertar. Acredito que ambos poderiam figurar sem qualquer problema na lista principal, o que certamente alijaria pelo menos o último livro da relação e, neste caso, todos os livros da lista seriam fantásticos.
Lamentavelmente, ainda há um único livro de ficção científica na relação. Apesar do crescimento explosivo da ficção fantástica no mercado, alavancado pela fantasia e o horror, a FC parece não estar colhendo absolutamente nada dessa onda.
Outra ausência sentida é a de livros de autores nacionais. Mas um dia eles estarão lá, tenho certeza.

3 comentários:

  1. Olá, Cesar! Acabei de ler a notícia e fiquei muito feliz, apesar de já saber do grande interesse dos leitores brasileiros. Eu também queria muito ver romances de brasileiros nas primeiras colocações dos mais vendidos, mas a triste realidade é que a maioria dos editores ainda preferem publicar romances de escritores internacionais. Muitos fazem descaso com os nossos trabalhos e muitas vezes, quando enviamos um original para avaliação, nem sequer dão uma resposta, negativa ou positiva. Lembro que enviei uma vez um original do meu romance para uma conhecida editora do nosso meio. O editor disse que o tinha recebido, mas depois de meses de espera, perguntei novamente sobre o original e o mesmo disse que o tinha perdido, solicitou que eu enviasse outro original. Outra editora conhecida por nós, deu uma resposta positiva, dizendo que publicaria o meu romance, depois de quase um ano de espera, disse que não publicaria mais, e isso foi algo bem recente. Tenho que dizer que é muito desgastante. Temos ótimos talentos nacionais. Conheço alguns autores brasileiros magníficos, mas que não são tão conhecidos, muito menos possuem um romance publicado. Quem conhece, sabe do que estou falando: Mario Carneiro Jr., Evandro Guerra, Estevan Lutz, etc. Publicar nosso próprio livro as vezes pode ser uma boa saída, afinal, muitos dos conhecidos "hoje" começaram assim.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela lembrança, Ademir! Como sempre, fico muito honrado.

    Sobre os comentários do Cesar Silva: de fato, a ficção científica parece estar "fora de moda", infelizmente. Talvez a falta de filmes de ficção científica "hard" (digo, filmes que atraiam bastante público) seja um dos fatores, pois os filmes sempre atraem os leitores para títulos relacionados. No entanto, muitas vezes é o contrário que ocorre (bons livros gerando corrida às livrarias, adaptações cinematográficas posteriores, etc), portanto, cadê os livros de ficção científica que vão atrair o público leitor? Fiquemos na espera, alguma hora algo vai fazer um baita sucesso e a ficção vai voltar com tudo.

    Agora, sobre os autores nacionais: concordo com o Cesar, o mercado está crescendo, alguma hora um brasileiro vai aparecer nessas listas. Como disse o Ademir, é difícil e complicado ser publicado, mas não iremos desistir. Lançar o livro de maneira independente talvez seja o caminho mesmo. André Vianco é o exemplo mais conhecido.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Tenho acompanhado as listas do *O Globo*, e também de outros jornais como *A Folha de S. Paulo* e *O Jornal do Brasil*, e é curioso que os livros de Tolkien apareçam com tanto destaque apenas na lista de *O Globo*.

    ResponderExcluir