quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Axxón


Há anos eu acompanho o periódico eletrônico argentino Axxón, inteiramente dedicado a ficção científica. Editado por Eduardo J. Carletti, um admiriador do gênero que já esteve no Brasil em algumas oportunidades, acaba de lançar sua 200ª edição, com a devida pompa e circunstância que um evento desse tipo merece, inclusive uma repaginação geral da apresentação.
Surgido nos anos 1980, as primeiras edições do Axxón foram distribuídas em disquete. Naqueles tempos pré-internet, houve problemas com contaminação de vírus e até de direitos autorais, uma vez que alguns agentes não reconheciam o caráter divulgador e diletante da publicação. Mas esses tempos ficaram para trás e hoje a revista está vigorosa, muito mais que a maioria das iniciativas de sua época.
Ao longo dos anos, a Axxón vem publicando muita ficção de autores latinos, exibindo um panorama amplo do estado de ficção científica na América do Sul e Central, é claro que com uma predominância dos argentinos. Mas muitos chilenos, cubanos, mexicanos, espanhóis e até brasileiros já apareceram em suas páginas. Na edição 199, por exemplo, há um conto de Nazarethe Fonseca. E com alguma regularidade, aparecem também contos de autores profissionais americanos e ingleses.
Grande parte das edições antigas de Axxón estão disponíveis para download, incluindo versões especiais para palmtops.
Se você ainda é de opinião que não há suficiente FC para ler, experiemente a Axxón. O espanhol é perfeitamente compreeensível em 90% do tempo. Os outros 10% a gente intui. Se não, um dicionário sempre pode ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário