terça-feira, 26 de maio de 2009

Outras Copas em SBC


Como informei na semana passada, no dia 22 de maio compareci a um bate-papo para comentar sobre a minha participação na antologia Outras copas, outros mundos, publicada em 1998 pela Editora Ano-Luz, como parte de um ciclo de palestras sobre literatura e esportes promovido pela Biblioteca Manuel Bandeira, em São Bernardo do Campo. O organizador, Marcello Simão Branco, também compareceu e falamos para uma plateia de mais ou menos 70 pessoas, entre estudantes, professores e frequentadores da referida biblioteca.
A conversa começou com Marcello contando sobre o gênese do livro, como ele cultivou a ideia e finalmente organizou o material, ilustrando com referências sobre outros livros com o qual o Copas dialoga, bem como filmes que também tratam do tema. Por minha vez, expliquei de como surgiu a ideia do meu texto e como ele se desenvolveu até o ponto de tornar-se publicável. Também falei sobre os demais livros da Ano-Luz e sobre o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica.

Na mesa, Marcello Branco (esquerda) e Cesar Silva.

Depois de mais ou menos uma hora de palestra, convidamos o público a fazer perguntas, e foram muitas, sobre mercado editorial, sobre publicação amadora, sobre quadrinhos de futebol, sobre conteúdos pedagógicos e até sobre o motivo de não haver, no livro, um conto dedicado ao São Paulo Futebol Clube. De fato, apesar da maior parte dos contos dedicar-se às seleções nacionais, os únicos times citados nos contos são justamente os outros três grandes de São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos. Marcello observou bem que, entre os 11 autores, há pelo menos quatro são-paulinos que não se interessaram, sabe-se lá por quê, em falar sobre seu time do coração. Dessa forma, fica aí uma dica para quem quiser reparar essa falha e escrever sobre as glórias do "Morum-tri" ou, por que não, sobre os demais times não lembrados nos 11 contos do livro.
O evento durou aproximadamente uma hora e meia e, ao final, ainda houve um lanchinho com torradas, patês, sucos e café para quem resistiu ao falatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário