quinta-feira, 23 de abril de 2009

Caros amigos:


Mensagens do Hiperespaço tem tudo a ver com o extinto fanzine Hiperespaço, uma publicação amadora editada entre 1983 e 2003, que abrigou um florecente movimento de fãs de arte fantástica e participou ativamente do que mais tarde se convencionou chamar de Segunda Onda da ficção científica brasileira.
Mas o Hiperespaço não era um fanzine de ficção científica apenas. Em suas páginas apareciam artigos, contos, ilustrações e resenhas de todos os gêneros fantásticos. Tratava de cinema, quadrinhos, televisão, literatura, modelismo e tudo mais que pudesse interessar ao leitor.
Nos idos de 1980/90, ainda não havia internet e revistas especializadas eram raríssimas, mesmo as importadas não se compravam facilmente. Então os fanzines supriram por algum tempo essa demanda. Dentro do Hiperespaço havia uma seção muito lida, chamada "Notícias & Opinião". Nela eu resenhava livros, revistas, filmes e até outros fanzines, e os leitores gostavam muito. Mantive essa coluna por tanto tempo que, ao decidir suspender a publicação do Hiperespaço, em 2003, continuei distibuindo o Notícias & Opinião em forma de boletim por mais um ano adiante.
Desde então, meu trabalho voltou-se quase que exclusivamente para o Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica, um projeto de longo prazo – que realizo em parceria com o jornalista Marcello Simão Branco – e do qual estou concluindo a quinta edição, referente a 2008.
Entretanto, nos últimos meses tenho conseguido liberar algum tempo e acho que posso arriscar a proposta de um blog que continue a tradição do Notícias & Opinião.
Vou colocar aqui as minhas impressões sobre livros, filmes, quadrinhos, games e tudo mais, além de divulgar o trabalho dos meus colegas, uma vez que no Anuário eu nem sempre posso fazê-lo.
Se você esteve entre os leitores do Hiperespaço, creio que vai gostar de acompanhar este blog. Se não, espero que goste e torne-se mais um dos muitos amigos do Hiperespaço.
Sejam todos benvindos.

Um comentário:

  1. Olá Cesar! Velho amigo!
    Bons tempos aqueles... sinto saudade...
    Adorava os fanzines.
    As informações hoje em dia são mais fáceis, mas não tem graça... O fanzine era palpável...
    Também sinto saudade do disco de vinil.
    Fazer o que né ? Apenas viver dessas ótimas lembranças.

    ResponderExcluir